ॐ Mestres

Hinduismo


Paramahansa Yogananda

Paramahansa Yogananda

Nasceu em 1893 em Gorakpur, na Índia.
De família de classe alta, obteve seus ensinamentos espirituais dos grandes mestres da época, entre eles, Sri Yukteswar Giri, com quem esteve por mais de dez anos. Em 1915, tornou-se monge da Ordem Swami e recebeu o nome de Yogananda (que significa "em comunhão com a bem aventurança").
Em 1917, passou a dirigir uma escola em que procurava unir a espiritualidade aos modernos ensinamentos educacionais. Três anos depois, foi para os Estados Unidos participar de um congresso no qual falou sobre os alicerces da sua "ciência da religião". Foi recebido com entusiasmo.
Neste mesmo ano, fundou a Self-Realization Fellowship (Fraternidade da Auto-Realização), entidade criada para divulgar conceitos sobre educação, ioga e meditação.
Em 1924, fez uma série de palestras em várias cidades americanas e, no ano seguinte, estabeleceu-se na Califórnia. Divulgou suas idéias durante 30 anos. Seu livro Autobiografia de um Iogue (ed. Self-Realization Fellowship), publicado pela primeira vez em 1946, tornou-se um best seller perene, traduzido em 18 línguas, inclusive para o português.
Em março de 1952, há 50 anos, morreu durante uma apresentação pública, em estado de mahasamadhi - ou comunhão espiritual com Deus no momento da morte.
Para Yogananda, a comunhão profunda com Deus é o grande anseio do ser humano. Por isso, o pensamento desse mestre é profundamente marcado por um desejo de união entre todas as tradições espirituais. No altar de suas comunidades, as imagens de Cristo e Krishna estão colocadas lado a lado, junto com outros avatares (enviados divinos). 

Mahatma Gandhi


Mahatma Gandhi

"A única revolução possível é dentro de nós.”

"Acredito na essencial unidade do homem, e portanto na unidade de todo o que vive. Desse modo, se um homem progredir espiritualmente, o mundo inteiro progride com ele, e se um homem cai, o mundo inteiro cai em igual medida.”

"A não-violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amam. Só há não-violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo. Mas, com a graça de Deus, até mesmo essa coisa tão difícil se torna fácil de realizar, se assim queremos.”

"O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo.”

"Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio.”

"Só se adquire perfeita saúde vivendo na obediência às leis da Natureza. A verdadeia felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem rigoroso controle da gula. Todos os demais sentidos estarão automaticamente sujeitos a controle quando a gula estiver sob controle. Aquele que domina os próprios sentidos conquistou o mundo inteiro e tornou-se parte harmoniosa da natureza.”

"A Natureza é inexorável, e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis.”

"O silêncio já se tornou para mim uma necessidade física espiritual. Inicialmente escolhi-o para aliviar-me da depressão. A seguir precisei de tempo para escrever. Após havê-lo praticado por certo tempo descobri, todavia, seu valor espiritual. E de repente dei conta de que eram esses momentos em que melhor podia comunicar-me com Deus. Agora sinto-me como se tivesse sido feito para o silêncio.”

"Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio.”

"Os olhos, os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto”.

"Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma."

Nenhum comentário: